As Fases de um Formando

20/08/2020

 

             Ingressar em uma faculdade é algo mágico. Não importa a idade ou o curso que escolheu, é sempre aquela experiência inigualável, e, assim como todas essas experiências da vida, traz evolução, mudança e em cada período uma fase emocional diferente:

 

 

 

Fase “Sorrisos”:

Está fase acontece no início do curso. O formando está iluminado, sorridente, confiante, sempre otimista, conhecendo pessoas novas e fazendo milhares de planos.

 

Fase “ Estou começando a me preocupar”:

Nesta fase o formando já cursou algumas matérias e já conhece um pouco o ritmo de seu curso. Está mais “pé no chão” e começa a entender a pressão dos trabalhos e testes, além de muitas vezes achar que perdeu a noção do tempo;

 

Fase “Tenho que pensar no TCC”:

A ansiedade toma do formando conta ao perceber que o TCC não está tão longe quanto antes, e que já é hora de começar a pensar em seu tema e organizar o tempo para fazê-lo.

 

Fase “Preciso me divertir”:

Nesta fase o cansaço toma conta e o corpo e a mente pedem um tempo para relaxar e se divertir. Neste momento lá estão os pré eventos das turmas para reunir os colegas, curtir um pouco e recarregar as energias, afinal “mens sana in corpore sano” ou seja, mente sã em um corpo sadio.

 

Fase “Estou enlouquecendo”:

Aquela fase que o formando concilia trabalho, estudo, testes, TCC, vida social, etc. A sensação é que o dia dele tem apenas 12 horas, mas precisa ter 36.

 

Fase “Está quase lá”:

Neste momento, tudo já está encaminhado. O aluno já passou pelos piores testes, já está fazendo seu TCC e o sonho da formatura começa a se aproximar.

 

Fase “Ufa”:

Enfim, terminou. Todo o seu esforço valeu a pena e o formando está novamente reluzindo, sorridente, otimista e fazendo planos para sua nova vida profissional.

 

 

 

                A lição que tiramos disso tudo é que o esforço sempre lhe dará retorno e que precisamos, em alguns momentos da vida, de dias de 36 horas.

 

As fases de um formando

 

Voltar